A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, através do comandante do Grupamento de Polícia Militar de Taquarussu, subtenente Aristides e da Instrutora Proerd e Proerd Kids, 2º sargento Josicleide, estiveram na manhã de terça (18) participando de reunião com o Prefeito Roberto e Vereadores, definindo o apoio para a manutenção do Proerd na rede de ensino do município. Os policiais militares representaramo o comandante do 8º BPM, coronel André Henrique de Deus Macedo.

O PROERD- Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, consiste em uma ação conjunta entre a Policia Militar, Escolas e Famílias, com o apoio da Prefeitura Municipal, CREAS e Câmara Municipal, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para a utilização de drogas e a prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

A instrutora do programa em Taquarussu, já ministrou aulas para aproximadamente 2 mil alunos, que receberam as lições e foram orientados quanto à prevenção no uso das drogas.

Para a manutenção do programa, é necessário que Estado e Município assinem termo de cooperação com as responsabilidades de cada ente na execução das aulas, e com o compromisso de apoio por parte do poder executivo e legislativo , Taquarussu caminha para mais uma renovação do documento que terá o encerramento em dezembro de 2020.

“Vamos continuar com o Proerd, buscando através da prevenção e educação, a redução da criminalidade”, pontuou o comandante André Henrique de Deus Macedo.

O Proerd vem sendo aplicado e apoiado pelo poder municipal em Taquarussu desde o ano de 2006 e em 2016 foi implantado o Proerd Kids.