Conforme informações repassadas pelo Secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, o médico e deputado federal licenciado Geraldo Resende disse no início da noite desta segunda-feira (08/03), em entrevista ao vivo no MS2 da TV Morena que as medidas necessárias para tentar diminuir os casos de covid-19 no estado já foram encaminhadas para o governador analisar. 

Segundo o secretário, a equipe da Secretaria de Estado e Saúde (SES), esteve reunida com praticamente todos os prefeitos dos 79 municípios do estado e apresentaram a eles a realidade que se encontra as estruturas de saúde dos municípios que são polos em saúde, onde os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) estão no límite de ocupação, os hospitais  estão praticamente sem leitos e os casos aumentando todos os dias. 

Geraldo Resende ainda diz ter conversado com o prefeito Marcos Trad de Campo Grande e com outros diversos prefeitos durante a reunião na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), diante do que foi discutido o que resta para não tomar outras medidas mais sevéras  no estado será dimunir através de decreto o horário para o "Toque de Recolher", que terá que ser das 20h ás 05h da manhã.

Barreiras Sanitárias

Outra ação de estado será o fechamento das fronteiras com "Barreiras Sanitárias", já que muitos viajam entre  países e estados vizinhos que fazem divisa com o estado de Mato Grosso do Sul, dentre eles os países Paraguai e Bolívia e os estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Com as barreiras sanitárias, irá coibir a entrada do vírus no estado e ser mais rígidos com quem está viajando de um lado para o outro. 

Segundo o secretário, todas as medidas e restrições já estão na mesa do governador e devem entram em vigor ainda nesta terça-feira dia 09 de março ou ainda esta semana.