Uma das ferramentas do programa de redução de riscos da BP Bunge Bioenergia, o Stop Work já promoveu 6.200 interrupções pontuais de atividades desde a formação da companhia, em dezembro de 2019, até o início de fevereiro de 2021, sempre por iniciativa dos colaboradores de qualquer área ou função, que são estimulados pela própria empresa a interromperem atividades, caso observem possibilidade de risco para que a correção possa ser realizada e o trabalho seja realizado de maneira segura.

“Estimular a responsabilidade e autoridade em segurança em todos os colaboradores é a filosofia do Stop Work. Qualquer colaborador da empresa que perceba que uma determinada atividade está sendo desenvolvida de maneira a colocar a integridade das pessoas ou do ambiente em risco está autorizado a paralisar essa atividade até que as correções sejam realizadas. E essa prática tem impactado de maneira importante na redução de acidentes”, explica Nadia Gama, diretora de HSSE da BP Bunge Bioenergia.

Ações, como evitar alguém dirigir um veículo sem cinto de segurança, exigir o uso do EPI adequado, ou adotar barreiras e protocolos antes do início das atividades, mesmo que sejam de rotina, mas que foram criados para evitar acidentes, proteger vidas e garantir estabilidade às operações, são exemplos práticos de como funciona o Stop Work.

O principal objetivo dessa ferramenta é engajar o colaborador na gestão da segurança da companhia. “Não queremos que nossos funcionários sejam agentes passivos, mas que liderem a realização do trabalho seguro. Estamos dando protagonismo a todos, envolvendo cada um na gestão da segurança, que é o nosso valor mais fundamental, porque falamos da vida de pessoas e entendemos isso como um fator essencial, que exige cuidado, e que está acima de tudo”, diz a diretora.

O Stop Work é desenvolvido paralelamente aos programas de treinamento de segurança da companhia. Além disso, a BP Bunge promove outas ações internas de comunicação para conscientizar e informar como as pessoas podem identificar riscos e participar consciente e ativamente das condutas de cuidado com a segurança.

A iniciativa é também estimulada pelo reconhecimento oferecido aos participantes. Mensalmente, duas ações de Stop Work são escolhidas como as melhores de cada uma das 11 unidades da BP Bunge Bioenergia. Ao final do ano, um grande prêmio elege entre os indicados as melhores ações de Stop Work promovidas em todas as unidades da companhia.

Sobre a BP Bunge Bioenergia

A BP Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e etanol da BP e da Bunge, está entre as líderes do mercado nacional de biocombustíveis, açúcar e energia elétrica gerada a partir de biomassa. Presentes nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, suas 11 unidades agroindustriais têm capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, a segunda maior do País.

A empresa ainda é responsável pela gestão de 450 mil hectares de terras dedicadas à produção de cana-de-açúcar. Com cerca de 9 mil colaboradores, a BP Bunge Bioenergia está focada em ser referência mundial na produção de energia sustentável. Mais informações em https://www.bpbunge.com.br .