Um macaco da espécie bugio foi encontrado dentro da churrasqueira de uma residência nas proximidades da Avenida Gury Marques, no Bairro Moreninhas nesta terça-feira (28) em Campo Grande. Dócil e aparentemente saudável, o animal media aproximadamente 80 centímetros de altura e cerca de 1,5 metro de cumprimento da cauda a cabeça. 

O caso foi informado a PMA (Polícia Militar Ambiental) pela coordenadora do biotério da UCDD (Universidade Católica Dom Bosco), doutora Paula Helena Santa Rita, depois que uma aluna da universidade pediu ajuda com o resgate. O animal estava na casa de parentes da estudante.

Um biólogo especialista em manejo de fauna e um especialista em primatas do biotério acompanharam o resgate junto com a Polícia Militar Ambiental. “O que nos impressionou foi a docilidade do animal. No geral a espécie é agressiva na presença de pessoas”, pontuou Paula Helena que também é conselheira do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul).

Em vídeo adquirido pela reportagem o animal aparece tranquilo e até come uma fruta. O bugio foi capturado com o uso de um cambão, que é um tipo de haste de metal e colocado em uma caixa. Em seguia ele foi encaminhado ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde iria passar por exames para verificar se está em condições de voltar para a natureza.