O nível do rio Sucuriú, em Três Lagoas, está baixo. Moradores e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) acompanham a situação.
Fotos tiradas pelos moradores mostram que a água está bem longe da faixa de areia e não cobre mais os troncos que ficavam parcialmente submersos.
De acordo com o Imasul, em um mês, o reservatório baixou 1,20 m; nos últimos 6 dias já está 80 cm mais baixo.
O rio Sucuriú forma o complexo da Usina de Jupiá, de responsabilidade da CTG Brasil. A empresa informou que não houve vertimento recente e que o reservatório encontra-se dentro da faixa de operação autorizada pelos órgãos ambientais e regulatórios.
Os moradores da região afirmam que choveu nos últimos meses bem menos do que em anos anteriores.

 

NOTA À IMPRENSA
A CTG Brasil informa que a redução temporária do nível do reservatório da UHE Jupiá está relacionada a determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para preservar maior volume de água nos reservatórios de acumulação a montante da usina. Essa ação está sendo implementada pelo ONS na tentativa de minimizar os efeitos da forte estiagem evidenciada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil desde 2019 e garantir a segurança energética do País.
 
Considerando esse cenário e seguindo determinação do ONS, a UHE Jupiá opera atualmente com vazão reduzida, liberando a quantidade mínima de água para garantir a preservação ambiental a jusante da usina. O nível do reservatório encontra-se dentro da faixa de operação autorizada pelos órgãos ambientais e regulatórios.
 
A Empresa ressalta ainda que a operação da UHE Jupiá e de todas as usinas hidrelétricas do País é coordenada pelo ONS, tanto no que se refere à geração de energia quanto ao controle do nível dos reservatórios. Essa operação leva em consideração diversos fatores, como o usos múltiplos e os níveis dos demais reservatórios do País.

Assessoria de imprensa da CTG Brasil.