Na manhã desta sexta-feira (4), a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (PCMS) deflagrou a Operação Vetus, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e que está sendo desencadeada em todo o país, visando apurar denúncias de pessoas envolvidas com maus-tratos contra idosos. A ação conjunta pretende realizar visitas a locais apontados pelos denunciantes em pelo menos 30 municípios do estado.

A operação integrada teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso) e foi planejada por conta do aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia. Desde o mês de abril vem sendo realizado o levantamento de denúncias feitas pelo Disque 100 em todo o país.

Desde o início da Operação Vetus, a PCMS realizou mais de 55 diligências onde foram  apuradas 66 denúncias, que culminaram com a instauração de 21 procedimentos investigativos, com atendimento de mais de 30 pessoas idosas vítimas de violência e a prisão de três agressores.
 
Com informações: Carlos Eduardo Rodrigues Orácio