O presidente Jair Bolsonaro conversou hoje (15), por telefone, com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Em postagem no Twitter, Bolsonaro disse que cumprimentou o chefe de governo britânico pela recente vitória nas eleições do país e discutiu sobre a relação bilateral.

"Conversei hoje com o Primeiro Ministro Boris Johnson e o cumprimentei por sua grande vitória nas eleições britânicas. Trocamos impressões sobre o Brasil ser aceito na OCDE, possibilidade de novos acordos comerciais, visita à Inglaterra e medidas para fortalecer ainda mais a relação entre nossos países." DISSE

Em dezembro do ano passado, Johnson, que é líder do Partido Conservador, obteve uma ampla vitória nas eleições do parlamento britânico, conquistando a maioria absoluta das cadeiras no Legislativo do país europeu. A vitória abriu caminho para o Reino Unido concluir de forma definitiva o Brexit, que é saída do país da União Europeia, aprovada pela maioria da população em um referendo realizado em 2016, mas que vinha se arrastando sem consenso sobre o termos do desligamento. 

O Reino Unido é o 15º principal destino das exportações brasileiras. A corrente de comércio entre os dois países somou, de janeiro a dezembro do ano passado, um volume de US$ 5,29 bilhões.