As queimadas incontroláveis que toma conta da vegetação do Pantanal, já destruiu 821 mil hectares, nestes sete meses do ano de 2020, segundo levantamento do Ibama-MS. São sete forças atuando no combate que já dura semanas a dentro.

A megaoperação para controlar as queimadas e focos de incêndio começaram a uma semana e conta com mais de 300 pessoas. Trabalham o Ibama/Prevfogo, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil Municipal.

Segundo o Ibama-MS, a operação conta com apoio aéreo de quatro aeronaves que transportam os combatentes para o mais próximo possível da linha de fogo e também realizam o combate aéreo lançando água sobre as chamas.

Não bastasse os focos de incêndio dentro da fauna pantaneira, aos arredores dos municípios de Corumbá e Ladário as chamas também estão tomando conta e levando muita fumaça para a área urbana.

“Todas as instituições não estão medindo esforços para combater as chamas. Uma nova frente de atuação foi aberta na operação. Orientação e conscientização de moradores começaram a ser realizadas”, disse Ibama em nota.

Além disso, sobrevoos estão sendo feitos para identificar autores ou responsáveis pelos incêndios.