89 prefeitos e ex-prefeitos na mira por suspeitas de desvio de emendas parlamentares no Paraná


89 PREFEITOS E EX-PREFEITOS NA MIRA: PF e Gaeco investigam suspeita de desvios milionários de emendas parlamentares no Paraná; esquema também envolve deputados e vereadores

Uma ampla investigação deflagrada nesta semana no Paraná pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) apura suspeitas de irregularidades na aplicação de recursos públicos federais e estaduais repassados a municípios paranaenses.

O levantamento, um dos mais abrangentes já realizados no estado, já resultou na denúncia de ao menos 89 prefeitos e ex-prefeitos e avança sobre deputados, vereadores, promotores de eventos e artistas. As apurações correm sob sigilo na PF, na Procuradoria-Geral da República e no Tribunal de Contas.

Segundo os investigadores, parte das emendas parlamentares teria sido desviada por meio de um esquema semelhante à “rachadinha”, no qual parlamentares negociariam com prefeitos a devolução de até 25% dos valores liberados. A fragilidade na fiscalização e o aumento do volume de recursos disponíveis aos parlamentares teriam favorecido as irregularidades.

Um dos focos é a destinação de emendas milionárias para shows artísticos, prática legal, que pode ter sido usada como instrumento para desvio de milhões em recursos públicos. As investigações seguem em andamento.

Crédito Coluna News