PMA de Naviraí prende dois homens por porte ilegal de armas


Uma operação de patrulhamento da Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) na Rodovia MS-145 resultou na prisão em flagrante de dois homens na madrugada de 4 de outubro de 2025. A dupla foi detida por porte ilegal de arma de fogo e por praticar a caça do javali-europeu sem a devida autorização.

A guarnição abordou uma caminhonete Fiat Strada, cujos ocupantes se dirigiam a uma fazenda em Juti (MS) para o controle do javali-europeu (Sus scrofa).

Irregularidades na caça e armamento.
A fiscalização ambiental revelou diversas ilegalidades, dentre elas: autorização vencida: a “autorização de controle de espécies exóticas invasoras” do IBAMA estava expirada. Vínculo inválido: os caçadores não tinham autorização expressa da proprietária do imóvel. A declaração apresentada, assinada por uma pessoa sem vínculo jurídico com a área, invalidou o documento de controle ambiental.

Com a autorização de caça inválida, as Guias de Tráfego Especial para as armas também perderam a validade. Foi constatado que a dupla portava: duas carabinas calibre .357 Magnum, 32 munições intactas e um monocular de visão noturna.

Os dois indivíduos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Naviraí. No âmbito administrativo, foram aplicadas multas pela caça ilegal, totalizando R$ 18.000,00.

A Autoridade Policial ratificou as prisões em flagrante, formalizando a acusação pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.