PMA autua proprietário por queima irregular de resíduos vegetais


Uma guarnição do 2° Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2ºBPMA) deslocou até um imóvel localizado na cidade de Três Lagoas/MS, no âmbito da Operação “FOCUS”, deflagrada em todo o estado de Mato Grosso do Sul para o combate e prevenção a incêndios ambientais e queimas irregulares.

No local, os policiais constataram que uma pessoa realizava queima de resíduos vegetais (galhos e troncos) em um terreno de sua propriedade. Devido ao tempo seco e à presença de fortes rajadas de vento, a fumaça se espalhou pela região, causando incômodo aos moradores e representando alto risco de propagação das chamas, uma vez que o entorno era composto por vegetação rasteira e árvores de médio porte. Conforme legislação vigente, o homem foi autuado com base no Decreto Estadual nº 4.625/1988, sendo lavrado o Auto de Infração no valor de R$ 2.689,23 (dois mil, seiscentos e oitenta e nove reais e vinte e três centavos), .

O 2° BPMA ressalta que a prática de queimadas sem autorização configura crime e infração ambiental e tem contribuído significativamente para o aumento de incêndios no Estado, especialmente durante o período de estiagem. A PMA segue atuando de forma firme e contínua na fiscalização e responsabilização dos autores de crimes ambientais referente a queimadas ilegais, no âmbito da Operação FOCUS, visando à proteção do meio ambiente e da qualidade de vida da população.