A passagem de duas frentes frias entre esta e a próxima semana deve gerar um pico de frio em áreas das regiões sul, sudeste e centro-oeste.
O que aconteceu
A primeira frente está prevista para se formar no sul do país na próxima sexta-feira. Na região, um aumento de umidade e mais ventos devem ser sentidos brevemente em algumas áreas. Segundo a Climatempo, a primeira passagem de frio será mais fraca e deve se deslocar rapidamente para o alto mar.
Já na segunda-feira, uma ?nova e forte? frente fria deve ser sentida no sul, centro-oeste e sudeste. Sua formação se dá entre a Argentina e o Uruguai e reforçará ainda mais a umidade e o ar frio no país na primeira semana de abril.
Picos de frio estarão mais presentes em áreas de estados do sul e centro-oeste. Ainda segundo a Climatempo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e áreas do sul de Mato Grosso terão uma ?queda mais significativa? em suas temperaturas mínimas e máximas.
Umidade será maior em estados do sul, com previsão de pancadas de chuva forte. Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina devem receber as precipitações intensas até meados da próxima semana. No ano passado, o estado gaúcho enfrentou chuvas intensas a partir do fim de abril que afetaram cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Com avanço da frente fria, porém, ar polar e ventos também chegam a áreas do Sudeste. A Climatempo prevê que as temperaturas devem diminuir na região somente a partir do primeiro fim de semana de abril, entre sábado e domingo. Em São Paulo, a mínima prevista para esses dias é de 17?°C e máxima deve variar entre 20?°C e 21?°C, com possibilidade de garoa, segundo a Climatempo.
Outono começou com expectativa de chuva para todo o território nacional, segundo InMet. No início desta semana, o instituto divulgou um alerta amarelo, de perigo potencial, para todas as regiões do país durante a última semana de março.
Credito Uol.
BRUNO
ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO.