O casal Roberto Donizeti e Maria de Fátima Ribeiro, residente na Gleba Vitória, município de Ivinhema, que em sua propriedade rural, cultiva um pomar de uva, das variedades Niágara Rosada e Vitória, tem chamado atenção da população de Ivinhema e região.

Com aproximadamente 200 plantas, o parreiral tem despertado a curiosidade das pessoas que visitam ou passam próximo a propriedade.

Na última semana, os servidores da Agraer, José Simeão, Teonília Pereira e Valdeci Sebastião, acompanhados pelo secretário Municipal de Agricultura Leandro Boeing, estiveram no local fazendo uma visita técnica.

Temos uma parceria de longa data com a família de agricultores e a visita faz parte do nosso trabalho. Passamos orientações técnicas na produção que auxiliam na comercialização da uva por meio de programas como o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], pela Conab e PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar]”, justificou José Simeão.

Além da uva, o casal de agricultores, Roberto e Fátima, cultiva mamão e pretende ampliar as atividades, pois a fruticultura tem dado resultado positivo. “Como já trabalhamos com fruticultura há muitos anos, estamos com o cultivo de goiaba, mamão, maracujá e abacaxi, além da própria uva”.

Quanto ao turismo rural, a agricultora Fátima tem planos de “investir mais em produção de uva e melhorar a estrutura local para melhor receber as pessoas visitantes”, afirma.

Atualmente, a uva e o mamão são os principais cultivos do sítio. Trabalho que conta com o apoio técnico do escritório da Agraer e da Secretaria Municipal de Agricultura, por meio da Associação dos Hortifruticultores de Ivinhema – AFIN, com apoio na comercialização da produção.

Texto: Aline Lira, Agraer com informações do escritório de Ivinhema

Fotos: Escritório da Agraer em Ivinhema