Pesquisa do Ipec, contratada pela TV Morena e divulgada neste sábado (29), revela os índices de votos válidos para o cargo de governador de Mato Grosso do Sul.

 

O candidato Eduardo Riedel, do PSDB, tem 53% e Capitão Contar, do PRTB, 47%. Esse é o segundo levantamento feito pelo instituto após o primeiro turno das eleições.

 

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, considerando para a base de cálculo do percentual somente os votos atribuídos aos candidatos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

 

Veja o resultado da pesquisa nos votos válidos:

Eduardo Riedel (PSDB): 53%

Capitão Contar (PRTB): 47%

Foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 27 e 29 de outubro, de 28 municípios sul-mato-grossenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o número MS-00102/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-01839/2022.