No próximo dia 19, a Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do país, realiza a aula inaugural para a primeira turma de jovens aprendizes formada exclusivamente por Pessoas com Deficiência (PCDs) em Rio Brilhante (MS). A iniciativa conta com a parceria da Faculdade de Tecnologia e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (FATEC-SENAI/MS), que serão responsáveis por oferecer curso gratuito de assistente administrativo para 17 alunos do município.

“Um dos grandes compromissos da Atvos é contribuir com ações efetivas que promovam maior diversidade por meio da oferta de cursos profissionalizantes para os moradores das comunidades localizadas no entorno das nossas operações”, explica Erico Baracho, gerente de Pessoas e Administração do Polo Sul da Atvos. “Iniciar esse projeto em Rio Brilhante é um objetivo antigo da empresa que só se tornou possível graças à parceria com a FATEC SENAI/MS”, complementa o executivo.

Após a conclusão do curso, prevista para abril de 2024, os jovens receberão certificados e, conforme abertura de vagas internas, poderão integrar o quadro de mais de 4 mil colaboradores do Polo Sul da Atvos, que, na região, conta com unidades agroindustriais tanto em Rio Brilhante quanto em Nova Alvorada do Sul (MS). Os alunos também estarão aptos a atuar no setor sucroenergético, no agronegócio ou em qualquer outro segmento do mercado de trabalho.

Além disso, também nos dias 19 e 20, a Atvos realiza as aulas de aprendizagem técnica em Nova Alvorada do Sul e Deodápolis para turmas mistas. Cerca de 50 alunos entre pessoas com e sem deficiência se capacitarão em mecânica de manutenção de máquinas agrícolas e mecânica de manutenção industrial.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo a segunda maior produtora de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia renovável e limpa, a empresa emitiu mais de 2,4 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) por meio do programa Renovabio na safra 2020/21, tornando-se uma das maiores emissoras de títulos do mercado. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua. Mais informações: www.atvos.com.