Policiais Militares Ambientais de Naviraí, que trabalham na operação Bocaiúva de prevenção ao tráfico de animais silvestres, especialmente monitorando os ninhos de papagaios, animal mais traficado, em volta das reservas florestais das propriedades rurais, realizavam fiscalização ambiental ontem (1) às 17h50, e apreenderam madeira da espécie “peroba”, retirada da mata da reserva legal coletiva protegida do assentamento Santa Rosa, localizado nas proximidades da rodovia MS 487, no município de Itaquiraí.

Os Policiais avistaram à margem da reserva à distância, que dois homens que vinham junto a uma carroça puxada por um cavalo empreenderam fuga pela mata ao avistar a viatura e perceberem que seriam abordados. A equipe verificou que os homens fugiram porque estavam furtando madeira de dentro da área protegida e transportando na carroça, onde havia 17 vigas. Dentro da reserva legal, onde os Policiais entraram em perseguição aos infratores, havia diversas árvores derrubadas, que estavam sendo exploradas recentemente.

Os Policiais não conseguiram encontrar os fugitivos, até porque logo escureceu. A madeira e a carroça com o cavalo foram apreendidos.  A PMA tentará identificar os infratores por meio da carroça e o cavalo. Se localizados, os eles responderão por crime ambiental, com pena prevista de seis a um ano de detenção e também serão multados.