Na tarde de sábado (13), por volta das 16h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou dois indivíduos, de 61 e 59 anos, transportando vários galos usados para rinha. Eles foram detidos na BR-163, no município de Naviraí.

De acordo com informações do site Tá Na Mídia Naviraí, os policiais deram ordem de parada ao veículo Toyota Hilux, de cor branca, com placas do estado do Paraná. 
As aves estavam completamente imobilizadas, todas envoltas por tecidos, e eram transportadas no banco traseiro e no assoalho do veículo. Os animais eram da espécie Índio Moura.

As aves apresentavam diversas lesões e tinham sinais de penas removidas, além das esporas cortadas. No veículo também foram encontrados 31 objetos de metal que se assemelham a bicos, duas tesouras e agulha para acoplar o acessório nos animais.

Os indivíduos confessaram que usavam os animais para briga de galos. À polícia, eles informaram que, inclusive, já responderam processo criminal por maus tratos a animais.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Naviraí foi acionada e os autores responderão por maus-tratos e, se condenados, poderão pegar de 3 meses a 1 ano de detenção. A multa pode chegar até R$ 12 mil.