O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais usado pelo brasileiro há muitos anos, talvez pelos recursos, pela simplicidade ou pelo dinamismo. O fato é que nos apegamos a essa ferramenta de tal forma que hoje é difícil de imaginar uma futuro em que ele não faça parte da comunicação informal.

Infelizmente para algumas pessoas, isso pode se tornar realidade. Bem, a não ser que elas resolvam trocar de aparelho. Por quê? Foi divulgado recentemente que o aplicativo irá deixar de funcionar em alguns aparelhos. Segundo os seus desenvolvedores, alguns modelos estão antigos demais para poder comportar os novos recursos.

 

Porém o que realmente parece incomodar a equipe e o que é a verdadeira causa para esses celulares não mais poderem mais com o WhatsApp, é que os sistemas mais desatualizados não vão conseguir executar a parte do sistema de segurança do aplicativo.

Em outras palavras, eles não conseguirão proteger devidamente os dados dos usuários. Além disso, sabe-se também que outros problemas técnicos viriam a surgir com um pouco mais de tempo. Dessa forma, a empresa achou mais sábio deixar esses aparelhos para trás e não se arriscar avançar com essa falha de segurança.

 

Os aparelhos incapazes de executar o aplicativo de mensagens em breve são de marcas variadas, mas o que todos eles têm em comum é que são bem antigos. Esse é o caso do Iphone 6S, por exemplo, que foi lançado em 2015. Também há o Samsung S3 Mini que foi lançado há dez anos.

 

Segue abaixo a lista completa de cujos donos não poderão mais ter acesso ao WhatsApp.

 

Apple

iPhone 6S;

iPhone 6S Plus;

IPhone SE.

LG

Optimus F7;

Optimus F5;

LG Lucid 2;

Optimus L3 II Dual;

Optimus F5;

Optimus L5;

Optimus L5 II;

Optimus L4 II Dual;

Optimus L5 Dual;

Optimus L3 II;

Optimus L7;

Optimus L7 II Dual;

Optimus F6;

Enact;

Optimus F3;

Optimus L7 II;

Optimus L4 II;

Optimus L2 II;

Optimus Nitro HD;

4X HD;

Optimus F3Q.

Samsung

Galaxy Trend Lite;

Galaxy Xcover 2;

Galaxy Trend II;

Galaxy SII;

Galaxy Core;

Galaxy Ace 2;

Galaxy S3 mini.

Huawei

Ascend G740;

Ascend D1 Quad XL;

Ascend Mate;

Ascend P1 S;

Ascend D Quad XL;

Ascend D2.

Se o seu aparelho está entre os citados, o mais aconselhável é procurar adquirir algum modelo mais recente. Vale lembrar que o aplicativo irá parar de funcionar nos celulares assim que a nova atualização do mesmo chegar.

 

Embora algumas pessoas já tenham acesso à nova atualização, ela foi disponibilizada apenas para alguns usuários como uma forma de teste, mas em breve chegará ao grande público.