Grupo Zanquetta Alimentos, que atua há décadas no processamento de carnes e que é detentora das marcas Alliz e Mondelli, celebrou acordo com os responsáveis pela planta frigorífica de Batayporã e anunciou a reabertura da unidade para maio deste ano de 2022.

Há algum tempo o grupo, que conta com plantas frigoríficas em Boituva (SP) e Bauru (SP), manifestou desejo em expandir suas atividades para o estado de Mato Grosso do Sul, havendo interesse pela unidade existente em Batayporã.

 
Após as primeiras tratativas, uma recente reunião realizada em Campo Grande (MS), entre os representantes da empresa, o prefeito de Batayporã, Germino Roz (PSDB) e o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), tratou sobre a liberação de incentivos para que a empresa possa operar no Estado.

Nas últimas semanas, após o sinal verde por parte das partes envolvidas, o Grupo Zanchetta confirmou que vai ativar a unidade em Batayporã, provavelmente a partir do mês de maio de 2022, com expectativa de geração de cerca de 600 postos de trabalho 
Vale destacar que a reabertura do frigorífico de Batayporã é um sonho da comunidade local, uma vez que a unidade já foi uma das principais geradoras de empregos e que está parada desde julho de 2015, quando a Minerva Foods decidiu encerrar as atividades no município.

Embora com a produção suspensa, a Minerva Foods permaneceu como locatária do imóvel, inclusive mantendo aproximadamente cerca de 25 funcionários no local, entre vigias, colaboradores do setor administrativo e outros trabalhadores, até dezembro de 2019.

Após isso, o Grupo Comanche, representado pela Família Capuci, detentora dos direitos de exploração da unidade, realizou uma reforma completa nas instalações e procedeu também a reconstrução de partes atingidas por um grande incêndio ocorrido em 2015, logo após o encerramento das atividades pela Minerva.

Com as tratativas em avanço e a planta industrial praticamente apta a operar, o início das atividades do Grupo Zanchetta Alimentos deve impulsionar a geração de empregos em Batayporã, bem como fomentar a economia local.

No mês de abril, uma agenda, ainda com data a ser definida, entre representantes do Grupo Zanchetta, o prefeito Germino Roz, o governador Reinaldo Azambuja, e outras lideranças ligadas ao segmento, deve ocorrer em Batayporã para oficialização das negociações.