Policiais Militares Ambientais de Naviraí receberam denúncias que em uma propriedade rural, localizada no município de Amambai, homens praticavam caça ilegal e cães estariam sofrendo maus-tratos. Uma equipe foi imediatamente ao local e constatou a veracidade de parte das denúncias, ao encontrar seis cachorros em situação de penúria. Com relação à parte da possível caça ilegal, os Policiai averiguaram em volta da casa em vegetação próxima e não encontrou indício deste crime ambiental. O homem também negou executar caça na região.

Com relação aos cães, o infrator informou aos policiais que lhes pertenciam. Os animais sem raça definida estavam debilitados, sem alimento e água e em local sem qualquer condição de higiene. Na propriedade do infrator também foi encontrada uma arma de fogo (sem documentação). A arma e os seis cachorros foram apreendidos.

O infrator (45), residente em Amambai, recebeu voz de prisão por maus-tratos aos cães e pela posse ilegal de arma de fogo. Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Amambai, onde ele foi autuado em flagrante e responderá pelos crimes. A pena para maus tratos a cães e gatos é de dois a cinco anos de reclusão e a pena pela posse ilegal de arma é de uma a três anos de detenção. A PMA efetuou um auto de infração administrativo e arbitrou multa de R$ 6.000,00 pela infração de maus tratos.