O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) foi para as ruas na manhã desta quarta-feira (19), para o cumprimento de mandados de busca e apreensão, em região nobre da cidade.

Informações preliminares são de que o Gaeco estaria cumprindo três mandados desde às 6 horas da manhã desta quarta (19), em uma residência do bairro Vila Vilas Boas, na Capital. O cumprimento de mandados são contra organização criminosa suspeita de peculato e corrupção.

A operação seria em apoio a Rondônia. A operação é um desdobramento das Operações Termópilas, em 2011 e Plateias, em 2014 para apurar ilícitos de corrupção, crimes licitatórios e organização criminosa, praticados no curso das contratações de serviços de publicidade, promovidas pelo Estado de Rondônia, especificamente pela Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos.

Descobriu-se a estrutura criminosa envolvendo servidores públicos, diversas empresas do ramo de publicidade e agentes políticos, que praticaram ilícitos de corrupção, crimes licitatórios e organização criminosa a fim de direcionar licitações para contratação de serviços de publicidade e propaganda.

As contratações ilícitas tiveram início no ano de 2011, sendo os contratos aditivados ao longo do tempo. Os envolvidos direcionavam as licitações de publicidade para beneficiar a empresa investigada, que de forma ilícita, superfaturava e subcontratava outras empresas pertencentes a familiares. Os prejuízos causados à Administração Pública, até o momento, ultrapassam milhões de reais, uma vez que as empresas investigadas já receberam dos cofres públicos estaduais mais de R$ 120 milhões.