Os drones ganham cada vez mais mercado e popularidade no agronegócio brasileiro.

Em 2018, o setor chegou a movimentar mais de R$ 300 milhões no Brasil.

E muitas operações agrícolas já vêm sendo realizadas com auxílio desses equipamentos.

A utilização de drone para pulverização, por exemplo, já é uma realidade! Entre as vantagens estão a utilização exata da dose e o controle no local certo, o que traz economia de tempo e recursos.

Como funciona um drone para pulverização?
A pulverização realizada com os drones (veículos aéreos não tripulados) segue os mesmos parâmetros pré-estabelecidos na pulverização convencional.

Geralmente, antes da realização da pulverização são feitas as avaliações da cultura alvo.

Após a avaliação do estágio da cultura, são escolhidos bicos, forma de jato e vazão do produto a ser aplicado.

O preparo do princípio ativo e da calda segue os mesmos modelos da pulverização convencional, como ordens de adição e formulações.

Posteriormente, os planos de voo serão inseridos e estes equipamentos iniciarão a realização das operações em campo.

Por que usar um drone para pulverização
A tecnologia presente nos drones, atualmente, possibilita que seu georreferenciamento dentro das lavouras seja exato.

Por meio de controladoras, os produtos podem ser colocados nos locais onde realmente são necessários.

A colocação do produto no local exato, no momento exato e na dose exata atende os conceitos de agricultura de precisão e manejo otimizado das lavouras.

Com isso, temos economia dos produtos fitossanitários, otimizando nossa operação em campo, gerando uma maior sustentabilidade em toda a cadeia produtiva.

Muitas vezes podemos utilizar um drone para pulverização para controlar reboleiras de plantas resistentes.

Como geralmente esses produtos para controle são mais caros, a aplicação localizada será mais eficiente que uma aplicação em área total.

O drone para pulverização pode ser utilizado em locais onde se tem dificuldade para acesso.

Esses equipamentos podem ser utilizados para pulverização de aceiros ou entrar na lavoura quando a cultura já está estabelecida sem acarretar perdas por pisoteio.

Os primeiros testes com drone para pulverização de fitossanitários foram realizados em 2017, em Porto Alegre (RS), utilizando o drone Pelicano da Skydrones.

A primeira aplicação real ocorreu em Pelotas (RS), com utilização de um herbicida dessecante aplicado para sistema de plantio direto de soja e arroz.

Com o passar do tempo, as aplicações foram se popularizando. Mas a utilização da pulverização com drones ainda é baixa no Brasil.

Um dos benefícios de seu uso nas lavouras é a substituição dos trabalhadores pelo drone, o que acaba eliminando o risco de exposição de pessoas aos produtos utilizados.

Os pilotos controlam o equipamento remotamente e, por isso, além da menor exposição aos produtos, temos maior agilidade, precisão e qualidade nas aplicações localizadas quando comparamos com aplicações em área total.

Essa tecnologia chegou em Ivinhema e esta trabalhando em parceria com uma empresa de etanol, e pretende se espalhar para região do Vale do Ivinhema e Grande Dourados, e em todo estado do MS, na pulverização do pantio de soja, milho, mandioca drente outras.

Contato com Frederico Batista no cel - 55 38 8807-5303, em breve tambem estara atendendo no escritorio que esta sendo montado em Ivinhema.