1- Seis novos campi de Institutos federais

O MEC inaugurou mais seis campi de Institutos Federais, suprindo a formação para parcela da demanda de qualificação no Brasil. Mais de 5 mil estudantes foram beneficiados com o Campus Campo Grande do Instituto Federal de MS; o Campus de Corumbá do Instituto Federal do MS; o Campus de Santa Rita do Instituto Federal da PB; o Campus Senador Canedo do Instituto Federal de GO; o Campus de Paragominas Instituto Federal do PA; e o Campus Ananindeua do Instituto Federal do PA.

2- Lançamento do projeto Conta pra Mim

. O Programa Conta pra Mim faz parte da Política Nacional de Alfabetização e pretende estimular o desenvolvimento intelectual na primeira infância com técnicas simples usadas pelos pais dentro de casa, propiciando que o hábito da leitura entre as crianças seja iniciado mais cedo, com a participação das famílias, potencializando o processo de alfabetização e de todo o percurso escolar.

3- Ônibus Escolares

. Em 2019, o Governo Federal entregou 1.363 ônibus escolares, para 480 municípios. Nos últimos cem dias, foram entregues 352 veículos, que vão rodar em mais de 100 municípios. Toda a frota conta com poltronas móveis que facilitam o embarque e o desembarque de alunos com deficiência física ou com algum tipo de mobilidade reduzida.

. O programa Caminho da Escola tem o objetivo de renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares em escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio de todo o país. Voltado a estudantes residentes prioritariamente em áreas rurais e ribeirinhas, o programa oferece ônibus, lanchas e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nessas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte

4- Lançamento do Diploma Digital

. O Diploma Digital, lançado pelo MEC no dia 10 de dezembro de 2019, é uma ação de inovação tecnológica para as instituições de Ensino Superior, públicas e privadas. A partir de 2022, todas as instituições irão emitir o Diploma Digital, beneficiando mais de 8,3 milhões de alunos. O novo formato permitirá o acesso ilimitado ao diploma seja pelo celular ou pelo computador. Sem burocracia, conferindo mais agilidade ao processo ao eliminar etapas que demandam tempo e dinheiro, como a coleta de dados e de assinatura, a impressão e o deslocamento do aluno até a instituição para ter o documento. No novo sistema, o diploma chegará às mãos dos concluintes em apenas 15 dias.

Ministério da Educação - MEC