Nos últimos anos, o Brasil registrou 17 mil* denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes e mais de 105 mil* casos de violência contra mulheres no Disque Direito Humanos do Governo Federal. Para combater esse cenário, a Atvos, empresa de bioenergia, está promovendo um amplo treinamento para sensibilizar seus funcionários sobre como contribuir para reduzir crimes que violam os direitos fundamentais de crianças, adolescentes e mulheres. Realizado em parceria com o SESI-MS, todos os 3.400 trabalhadores das unidades agroindustriais localizadas nas cidades de Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Costa Rica no Mato Grosso do Sul, serão capacitados até o fim do ano. 

 

O programa, que abrange todas as equipes das áreas administrativas, agrícolas e industriais, mostra aos participantes como reconhecer e confrontar comportamentos e situações de violência, abuso e exploração sexual. Um módulo específico trata da cultura de estupro, relacionamentos abusivos, negação da cultura de gêneros e as consequências para as pessoas. Com carga horária de 12 horas, o treinamento online traz videoaulas, exercícios, feedbacks e testes aplicados ao final de cada um dos três módulos. 

 

“Dar visibilidade e fortalecer os direitos humanos faz parte do nosso compromisso em contribuir para uma sociedade que proporciona uma vida digna e respeitosa a todas as pessoas”, explica Rosane de Castro, analista de Desenvolvimento de Pessoas da Atvos. A iniciativa está alinhada à ‘Paz, Justiça e Instituições Eficazes’, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), do qual a empresa faz parte desde 2016.  

 

O treinamento já ocorre anualmente nas unidades agroindustriais do Mato Grosso do Sul, em conformidade com as leis do estado, e integra o movimento de conscientização no País, que tem o dia 18 de maio como marco da luta contra o abuso e a exploração sexual infantil.  

 

DISQUE 100 

O Disque 100 ou Disque Direitos Humanos, é um serviço da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos que recebe denúncias de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Ele funciona diariamente 24h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100. 

 

Sobre a Atvos 

Segunda maior produtora de etanol do país, é uma empresa de bioenergia que produz etanol, açúcar VHP e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. A empresa tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, 700 mil toneladas de açúcar VHP e 3,1 mil GWh de energia elétrica. Tem mais de 9 mil integrantes, em nove unidades agroindustriais localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. www.atvos.com 

 

*Dados Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - Disque 100 de 2019 e 2020