O Ministério de Infraestrutura prevê investimentos de R$ 30 bilhões para ampliar a malha ferroviária do país nos próximos 6 anos. Estudo de 2018 da Fundação Dom Cabral, a malha rodoviária é utilizada para o escoamento de 75% da produção no país. As ferrovias respondem por 5,4%.
O primeiro contrato de concessão foi assinado no ano passado e envolve a Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP). Para este ano, são previsas as concessões da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que ligará Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), e a Ferrogrão, projeto com origem em Cuiabá (MT) e término em Santarém (PA).
Leilão
O 1º leilão do ano realizado pelo Governo Federal acontece no próximo dia 21 de fevereiro! O Ministério da Infraestrutura vai leiloar o trecho Sul da BR-101/SC e a empresa vencedora deve investir cerca de R$ 7 bilhões, no período de 30 anos, nos 220 km a serem concedidos. Uma novidade dessa nova rodada de concessões é a previsão, em edital, da obrigatoriedade de construção de Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros ao longo do trecho da rodovia a ser leiloada, que engloba 17 municípios catarinenses.
O edital prevê, também, a tarifa-máxima de pedágio de R$ 5,19 para os 220 km do trecho. Com a concessão, quase 4 mil empregos serão gerados, com previsão de retorno de R$ 645 milhões a esses municípios por meio da arrecadação do Imposto Sobre Serviços/ISS. Entre os benefícios gerados a partir do leilão da BR estão a redução de custos operacionais, tempo de viagem e nº de acidentes. Mais segura, a rodovia contará com 98 km de faixas adicionais e 100% do trecho monitorado por câmeras.