O governo de Mato Grosso do Sul atualizou nesta quarta-feira (28) o mapa de risco para a pandemia de Covid-19 do programa Prosseguir. Campo Grande e Itaquiraí, que na edição anterior de 14 de abril figuravam com a pior classificação, bandeira cinza (risco alto), progrediram e foram enquadradas na bandeira de cor vermelha (risco alto).
No novo mapa nenhum município do estado recebeu a bandeira cinza. Entretanto, a quantidade de cidades que receberam a classificação de risco alto (bandeira vermelha) subiu de 47 para 58 na comparação das duas últimas edições. Já a dos municípios que estavam com bandeira laranja (grau de risco médio) caiu de 30 para 20.
No mapa do dia 14 de abril nenhuma cidade sul-mato-grossense havia recebido a classificação amarela (risco tolerável). Neste novo um município teve este enquadramento, Nioaque.
 

Toque de recolher
 
O decreto do governo do estado 15.644, de 31 de março deste ano, estabelece que com base nas bandeiras de classificação dos municípios apontadas pelo programa Prosseguir são definidos os horários do toque de recolher nas cidades.
Nas cidades com classificação das bandeiras verde, amarela e laranja é mais flexível, das 22h até às 5 da manhã. Já os municípios de bandeira vermelha a partir das 21h; e nas de cor cinza, o toque de recolher é das 20h até às 5h.

 

O programa
 
Para definir a bandeira de cada cidade são levados em conta uma série de indicadores, entre eles disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de equipamentos de proteção individual, contato com casos confirmados, redução da mortalidade em relação a covid-19, disponibilidade de testes, redução de novos casos, ocorrências da doença entre profissionais de saúde e incidência do vírus na população indígena, entre outros fatores.
O programa “Prosseguir” foi criado para avaliar e classificar os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta (de baixo a extremo), a fim de nortear os agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19.
Veja abaixo as bandeiras que cada cidade do estado recebeu no novo mapa do Prosseguir:
 

Bandeira amarela (1 cidade):
 
 

Nioaque
 
 

Bandeira laranja (20 cidades):
 
 

Angélica
Aparecida do Taboado
Bataiporã
Corumbá
Coxim
Deodápolis
Douradina
Eldorado
Iguatemi
Inocência
Jatei
Ladário
Mundo Novo
Naviraí
Novo Horizonte do Sul
Rio Brilhante
Rochedo
Santa Rita do Pardo
Sidrolândia
Tacuru
 
 

Bandeira Vermelha (58 cidades):
 
 

Água Clara
Alcinópolis
Amambai
Anastácio
Anaurilândia
Antonio João
Aquidauana
Aral Moreira
Bandeirantes
Bataguassu
Bela Vista
Bodoquena
Bonito
Brasilândia
Caarapó
Camapuã
Campo Grande
Caracol
Cassilândia
Chapadão do Sul
Corguinho
Coronel Sapucaia
Costa rica
Dois Irmãos do Buriti
Dourados
Fátima do Sul
Figueirão
Glória de Dourados
Guia Lopes da Laguna
Itaporã
Itaquiraí
Ivinhema
Japorã
Jaraguari
Jardim
Jutí
Laguna Carapã
Maracaju
Miranda
Nova Alvorada do Sul
Nova Andradina
Paraíso das Águas
Paranaíba
Paranhos
Pedro Gomes
Ponta Porã
Porto Murtinho
Ribas do Rio Pardo
Rio Negro
Rio Verde de Mato Grosso
São Gabriel do Oeste
Selvíria
Sete Quedas
Sonora
Taquarussu
Terenos
Três Lagoas
Vicentina