Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), da Associação do Vale do Ivinhema para Proteção da Biodiversidade (IVIBIO) e voluntários realizaram, na tarde de sábado, dia 24 de abril, uma visita técnica à área onde ocorre a deposição dos resíduos sólidos do município até que sejam transportados para Dourados. No local, há obras iniciadas em outras gestões que previam o funcionamento de um Aterro Sanitário e de uma UPL, Unidade de Processamento  de Lixo. Foi possível observar que a infraestrutura da UPL está praticamente pronta, mas as obras do Aterro não foram concluídas e mostram sinais de deterioração. Embora não houvesse representantes da administração no local durante a visita por incompatibilidade de agenda, o Secretário de Obras e o Diretor da FUMATUR foram informados e colocaram-se à disposição para atender o grupo.

Após a visita, os membros do COMDEMA e da IVIBIO acreditam que a UPL poderia ser colocada em funcionamento, juntamente com a realização de ações de sensibilização da população ivinhemense para a implantação da coleta seletiva, visto que uma ação depende da outra.

A ativação da UPL levará à redução da quantidade de resíduos destinados ao Aterro Sanitário, prolongando a sua vida útil, minimizando os impactos ao meio ambiente, além de reduzir os gastos com o transporte de resíduos pela empresa Oca Ambiental até a cidade de Dourados.

O COMDEMA encaminhará, aos gestores municipais, um Relatório da visita com as sugestões levantadas e com as dúvidas emanadas pelos membros, especialmente quanto à existência de previsão para o término da obra.